Castela e Leão - Norte de Portugal

O relacionamento entre o Norte de Portugal e a região autónoma de Castela e Leão tem vindo a conhecer um incremento sensível, testemunhado pela criação da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal / Castela e Leão, em 2000. Através desta instituição pretende-se consolidar e incrementar uma dinâmica de relacionamento transfronteiriço que visa promover o desenvolvimento regional, rural e urbano, a protecção do meio ambiente, o melhoramento das infra-estruturas e serviços públicos, bem como a valorização do potencial endógeno, com destaque para o Rio Douro e sua bacia hidrográfica, considerados nas suas diversas vertentes (recursos hídricos, navegabilidade, meio natural, turismo e produtos autóctones).

Entre os anos de 2009 a 2013, a Comunidade de Trabalho Norte de Portugal / Castela e Leão implementou o Plano de Acção – Cooperação entre as Regiões do Norte e de Castilla Y León.

Disponibiliza-se, ainda, nesta área o Plano Estratégico de Cooperação 2014-2020, elaborado pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Junta Castela e Leão e a CCDR-N.

 

Links de interesse:

https://portal.cor.europa.eu/egtc/news/Pages/meseta-iberica.aspx